Copa do mundo 2014 e a gauchada.




As vezes me pego ruminando os pensamentos tentando entender o que nós, os de bombacha, estamos fazendo para tirar proveito da tal copa no mundo no Brasil em 2014.

O turismo é o que mais me chama atenção, pois não vejo movimento algum de MTG, IGTF ou Festivais Nativistas para aquecer, fortalecer e divulgar nossa cultura.

Percebo que nós gaúchos não fizemos arte para os outros, e isso é bom pois nossa cultura tem raízes fortes justamente por ser assim, mas precisamos urgentemente aprender a nos vender como GAÚCHOS para o Brasil e para o resto do mundo.

Os CTGs, por exemplo, são feitos para gaúchos, não para turistas. Claro, devemos nos manter assim, mas abrir as portas dos galpões e deixar que nos vejam lá dentro.

Os festivais nativistas, esse baita movimento que só nos engrandecem, e faz do Rio Grande do Sul o estado com maior número de festivais de música do País. Quantos músicos são formado nesse movimento? Quanta arte, e qualidade temos escondidas? Sim escondidas, pois sua divulgação é mal-e-mal feita por amantes desse movimento.

Vejo algumas coisas boas e que já estão funcionando, como alguns bares com música nativista ao vivo, é o caso do Bar e Restaurante Estância de São Pedro e o Boteco Tchê em Porto Alegre ou o Pub do Gaúcho em São Leopoldo. Mas estes três são poucos para uma cultura tão rica como a nossa. E dos citados, vejo que falta apoio publicitário para tais empreendimentos, mas apoio de fundamento, feito por profissionais realmente capacitados.

Vamos lá gauchada, vamos aprender a nos vender melhor como gaúchos. O turista quer ver gente de bombacha por aqui, e não pode só encontrar nos acampamentos de setembro.

Deixe tua opinião e compartilhe essa postagem com teus patrícios pelo Facebook e Twitter nos enlaces abaixo.

E acima de tudo, escute o protesto de um gaúcho para outro gaúcho(a).


PENSE NISSO.

3 comentários:

  1. Um povo com uma cultura rica, com uma arte como a nossa não pode ficar parado. Temos que nos movimentar e fazer nosso gauchismo aparecer para os de fora.

    Ah, acho que existem outros bares no interior que fazem algo parecido com os citados na postagem. Acho que poderiam aparecer por ai tbm e mostrar o que andam fazendo.

    ResponderExcluir
  2. Ola,

    Também não podemos deixar de valorizar iniciativas boas, foi firmado este ano o compromisso de que o acamamento farroupilha em porto alegre em 2014 será em julho, junto com a copa, isso vai ajudar bastante a divulgar nossa cultura com certeza.

    Abraços

    Jeandro Garcia
    @cultura_gaucha

    ResponderExcluir
  3. É verdade, Jeandro Garcia. É um baita começo.
    Mas não acha que temos muito mais a oferecer?

    Acredito que sim!

    ResponderExcluir